Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Evitar erros na rotina de treinos é um dos maiores desafios para quem deseja entrar em forma ou conquistar resultados que envolvam capacidades físicas.

Alimentação, sono, treino, periodização, incentivo de amigos e familiares, entre outros fatores são essenciais no processo. Mas quanto cada um deles influencia sua rotina?

O objetivo desse artigo é mostrar erros que podem ser evitados por você, sem que haja influencia de outras pessoas. É você contra você mesmo!

1 – Não buscar orientação de um bom profissional

homem treinando em academia
O melhor atalho é a orientação profissional

Estamos em pleno 2024 e ainda tem gente que pesquisa treinos na internet para reproduzir na academia.

Hoje, a coisa agravou ainda mais, pois estão utilizando Inteligência Artificial para montagem de treinos. O praticante insere seu objetivo, algumas das suas limitações e pronto, aparece na tela um treino. Vale mesmo a pena?

CUIDADO – Uma Inteligência Artificial não toma conhecimento de diversos fatores que influenciam sua evolução.

A quantidade e qualidade das informações colhidas por um treinador é fundamental para planejar a melhor rotina, pois não leva em consideração apenas seu objetivo e algumas das suas características físicas. Leva-se em consideração todo o contexto, como sua rotina de trabalho, de estudos, exercícios que mais gosta, os que menos gosta, horário que você treinará e todo seu histórico de saúde.

Por mais que você detalhe tudo isso em um PROMPT, não terá retorno com a mesma qualidade.

Nem sempre você conseguirá inserir todas essas informações na Inteligência Artificial, pois depende do quanto você conhece sobre saúde e treinamento para orientá-la e somente depois ela te ajudar. A Inteligência Artificial ajuda, mas não faz milagre, pois você precisa saber mais que ela para enviar bons comandos.

Busque ajuda de um profissional qualificado e que tenha experiência em treinar pessoas com os mesmos objetivos que você. Não sei se você sabe, mas os profissionais brasileiros são os melhores.

2 – Não cuidar da alimentação de forma estratégica

equipamentos de ginástica e suplementos alimentares
Sua alimentação não tem que ser apenas saudável, tem que ser estratégica.

Todo mundo sabe que é preciso consumir proteínas, carboidratos e gorduras, além de uma série de vitaminas necessárias para que corpo responda de forma positiva ao treinamento, melhorando cada vez mais a treinabilidade.

De nada adianta ficar se entupindo de suplementos sem orientação profissional, jogando dinheiro pelo ralo. Alimentação para resultados tem que ser calculada. Ingerir alimentos saudáveis e naturais é excelente, mas se o fizer de maneira descontrolada, colocará tudo a perder.

Converse o quanto antes com um nutricionista que tenha experiência com clientes que praticam exercícios físicos. Não é só comer saudável, é comer da forma que você minuciosamente necessita.

3 – Copiar referências da forma errada

homem realizando exercício para os braços, sem camisa e sentado.
Saber o que copiar é o divisor de águas no treinamento.

Os bodybuilders são grandes referências quando o assunto é inspiração, o problema é que muita gente não apenas se inspira, simplesmente copiam tudo que observam na rotina do ídolo. Pode dar resultados? Sim, mas poderia ser mais rápido em sem riscos se fizessem da forma certa.

Não copie o treino e nem a alimentação do seu ídolo, pois ele certamente tem uma necessidade bem diferente da sua, além da capacidade de adaptação em relação aos métodos avançados de treinamento. O que copiar então?

  • Sua determinação;
  • Sua capacidade de manter uma rotina de treinos e alimentação;
  • Sua capacidade de traçar metas desafiadoras, porém alcansáveis;
  • Seu fascínio pelo treinamento;
  • Sua resiliência.

Qualquer coisa fora dessa lista que você copie pode comprometer seus resultados, pois como disse antes, não são as mesmas pessoas.

4 – Exagerar no social dentro da academia

duas mulheres conversando na academia
O social é necessário, mas tem hora certa para isso.

Se tem um lugar que as pessoas fazem amizades é a academia. Antigamente a escola era a segunda casa, mas acredito que as academias estão se tornando um espaço bem democrático quanto a isso, concorda?

É fundamental socializar na academia e dividir experiências, inclusive durante o treino. No entanto, controlar esse processo está se tornando cada vez mais complicado, principalmente em horários de pico quando a academia está cheia.

Tente ao máximo realizar seu treino de maneira focada. Caso esteja treinando com um amigo, é mais fácil socializar. Por isso um parceiro de treino tem grande valor para atletas e praticantes mais entusiasmados. Socialize, mas com alguém que esteja na mesma trincheira com você, não com quem está de papo furado pela academia.

5 – Não estabelecer um horário de treino

mulher realizando um abdominal
O horário do treino é sagrado. Jamais negocie isso.

Qual o melhor horário para você treinar? Esqueça as teorias fisiológicas que envolvem turnos. Você treina na hora que pode e ponto final. Se pudesse treinar na hora que mais favorece seus resultados, ok, mas nem sempre é assim. Decida por um determinado horário “possível” e jamais negocie.

O dia que você negociar o horário do treino, abrirá precedente para burlar o plano sempre que tiver oportunidade. Eu, particularmente, treino 1 hora e meia antes de buscar meu filho na escola, por isso me matriculei em uma academia que fica a 3 minutos andando até a escola dele. Tudo planejado.

Foi assim que consegui estabelecer uma rotina inegociável.

6 – Não sair do celular

Pessoa com celular na mão
Guarda isso agora mesmo1

A tecnologia foi feita para nos servir, não para atrapalhar nossa vida.

No caso de treinos em academias, o smartphone tornou-se o centro das atenções, seja para ficar nas redes sociais, gravando treinos ou simplesmente vendo coisas que não tenham nada a ver com sua rotina de treinos.

Se não puder guardar o telefone na bolsa, fique com ele no bolso para casos de emergência. Nada além disso.

E aí, qual erro mais comum que você comete? Você comete algum?

Leia mais artigos sobre saúde e desempenho nos treinos na UNICONFIT clicando aqui!