Professor Fábio Cantizano com braços cruzados
Esp. Fábio Cantizano Autoridade Nacional em Salas de Musculação CREF: 16603-G/RJ

Coordenador de academia é um cargo operacional, no entanto, tem cada vez mais influência estratégica dentro da empresa pelos seguintes motivos:

  • Muitas academias de bairro não têm diretores técnicos, como nas grandes redes;
  • Muitos proprietários e gestores não são da área de educação física, logo, boa parte do que o coordenador faz vem da sua própria cabeça;
  • Muitos coordenadores foram excelentes professores, mas não são bons coordenadores;
  • Gestores e proprietários, em sua maioria, não sabem o que realmente deve ser feito pelo coordenador, esperando bom-senso;
  • A carga de responsabilidade é infinita, mas não tão percebida pela maioria.

Ter um bom coordenador significa ter ao lado um profissional de educação física comprometido, com vontade de atuar como gestor, que se interessa e se esforça para estudar gestão operacional.

Um profissional como este não é barato, principalmente quando o proprietário almeja lucrar com seu negócio.

Quanto pagar para um coordenador de academia?

Me deparo com esta pergunta quase diariamente no Whatsapp ou Direct, principalmente nos grupos de gestão de academias.

Na maioria das vezes a decisão pela remuneração é tomada com base no mercado. O que conflita diretamente com isso é a exigência de competência do profissional.

Desejar um profissional com boa formação (graduação com especialização), experiência e atuação plena é normal e direito de todos os gestores. O que não recomendo é desejar este profissional e remunerar de acordo com praticado no mercado.

De acordo com o site Glassdoor, a remuneração média de um coordenador de academia é de 2000 a 3000 Reais por mês. Algumas academias de grande porte pagam um pouco mais. Outras negociam horários flexíveis para que o profissional consiga atender clientes de personal training, complementando sua renda de forma considerável.

Em pleno 2024 é quase impossível termos um excelente coordenador com remuneração em nível de mercado pelos seguintes motivos:

  • Inúmeras oportunidades online mais rentáveis, com menos estresse e menos responsabilidade;
  • Carga horária e estresse diário que não vale a pena;
  • 3 alunos de personal, dependendo da região, rendem mais do que o salário de coordenador;
  • Proprietários sem formação exigindo tarefas surreais, entre outros.

O que fazer no meio dessa turbulência?

Independente do cenário, o gestor (diretor ou proprietário) deverá ter boa formação em gestão e ser mais dedicado ao aprendizado do que o coordenador.

Muitas academias têm gestores que não são da área, entretanto, são excelentes gestores de grandes empresas e sabem exatamente o que querem, exigindo do coordenador o que eles sabem e o que o coordenador é capaz de realizar do ponto de vista técnico.

Gestor de academia em 2024 deve:

  • Ter uma boa formação / especialização com foco em estratégia;
  • Fazer parte de um bom grupo de network, uma comunidade engajada;
  • Fazer cursos de gestão em geral, mesmo que não sejam específicos da área fitness;
  • Fazer cursos periódicos de gestão no mercado fitness, abrangendo finanças, marketing, pessoas e processos.

O que você precisa hoje é de um coordenador que coloque a operação para funcionar de acordo com a estratégia planejada pela gestão (você).

Se você é gestor ou proprietário, é claro que é importante exigir criatividade e posicionamentos do seu coordenador sobre coisas que não são da formação dos gestores, mas processos e estratégias são de responsabilidade de quem está acima da coordenação.

Quando temos gestores despreparados, nada acontece, mesmo com um excelente coordenador no comando operacional da equipe.

Quer aprender mais sobre marketing, criação de processos e treinamento dos seus profissionais? Entre para a comunidade MUSCULAÇÃO S.A., a mais específica sobre o assunto no Brasil e gratuita.

Leia mais sobre excelência em serviços na sala de musculação!