Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT

Quando comecei na educação física no início dos anos 2000, a sala de musculação era a melhor vitrine para serviços premium como o personal training. Era a melhor oportunidade para mostrar valor ao cliente que desejava ou realmente precisava de um profissional ao seu lado.

Muitos dirão que as maiores oportunidades estavam nas coletivas, entretanto, atuando nas duas áreas e mesmo sendo bem aplicado nas duas, consegui mais alunos através da musculação do que das coletivas (meu caso, ok?).

Até bem pouco tempo atrás a sala de musculação ainda era excelente, mas com o avanço dos canais digitais e vantagens geográficas da internet, bons profissionais não estão se submetendo mais às exigências das academias. O retorno financeiro é uma das razões.

O título do artigo, assim como o início, são tendenciosos. Sendo assim, leia-o até o final. Sobre a pergunta do título, a resposta é “SIM”, vale a pena, desde que você pese na balança uma série de fatores e atue de forma estratégica.

O cenário atual das salas de musculação

personal trainer e aluna conversando na academia
Esteja atento aos fatores que influenciam as impressões do cliente sobre seu profissionalismo.

A musculação é uma das modalidades que mais exige do profissional competente, embora não pareça, e também uma das que menos remunera por conta de fatores como:

  • Grande oferta de profissionais no mercado;
  • Mais fácil um da coletiva cobrir a musculação do que o da musculação cobrir a coletiva (oferta);
  • O mercado sempre foi assim;

Esses são apenas alguns dos motivos que escuto ao longo de pouco mais de 20 anos de mercado, ou seja, é uma cultura. Muitos falam sobre o avanço do mercado, embora algumas decisões sejam tomadas com base em cenários passados (cultura novamente).

Outros aspectos relacionados ao salão de musculação que diferencia a modalidade das demais:

  • A atuação é em forma de plantão sem a cultura de “turma”;
  • Profissionais não são avaliados corretamente do ponto de vista técnico, apenas de comportamento;
  • É um espaço onde clientes se sentem confortáveis em entrar, treinar da forma que deseja e ir embora (isso não ocorre nas coletivas);
  • O salão é apenas (para alguns) uma instalação com equipamentos para treinar, funcionando como uma relação de aluguel de espaço (clientes de consultoria on-line e os que treinam sozinhos sem orientação). A maioria não conseguiria ter 10% dos equipamentos de musculação em casa.

O fato é: A musculação é modalidade carro-chefe na maioria das academias tradicionais, embora não ofereça oportunidades tão rentáveis assim para os profissionais se compararmos com coletivas e crossfit, por exemplo.

As oportunidades

personal trainer mostrando movimento para a cliente
Atenção redobrada no quesito oportunidades pode fazer você se destacar na sala de musculação.

Um dos erros de quem está estudando educação física ou é recém-formado é passar sua jornada de formação mirando a forma de atuação que mais traz retorno financeiro (personal), o que acaba limitando o processo de formação geral. É possível e recomendável almejar sim, mas sem negligenciar o processo de formação.

Por mais que a internet seja um dos canais mais rentáveis do momento, o atendimento face a face em ambiente de treino ainda é uma boa injeção de “profissionalismo” para quem está iniciando a carreira. Conheço gente que se formou sem fazer um bom estágio, atende on-line, mas quando faz atendimento presencial fica perdido, justamente por conta da falta de vivência em salas de musculação

Aproveite as oportunidades atuais, mas não deixe de passar um tempo na sala de musculação.

As vantagens e desvantagens das salas de musculação

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens é a evolução da remuneração. Por melhor que você seja como profissional, dificilmente ganhará mais que outro na equipe.

A hora/aula é semelhante para todos na maioria das academias de musculação. Em alguns casos, quando o profissional é antigo na empresa, ganha mais por conta de tempo de serviço (dissídios, etc), não por conta da qualidade da formação continuada que correu atrás durante anos. Nas coletivas é possível ver um profissional ganhando mais que outro por conta da sua influência.

As possibilidades de crescimento são limitadas em termos de carreira, a não ser que use esse conhecimento para montar seu negócio.

Vantagens

  • Aprender com outros profissionais mais experientes em tempo real e em campo (é como uma verdadeira “residência” se souber aproveitar);
  • Atender no mesmo plantão clientes com diferentes objetivos e personalidades;
  • Desenvolver noção de espaço com clientes heterogêneos;
  • Treinar percepção de segurança em ambiente de treino;
  • Atuar de forma preventiva em acidentes, educando clientes sobre riscos;
  • Ter acesso a uma infinidade de perfis de clientes e suas prescrições para estudar casos reais;
  • Maior “estabilidade no emprego” (desde que você seja bom), se compararmos com outras modalidades, afinal, independente do número de clientes em sala haverá necessidade de profissional de plantão.

Considerações finais

Tudo na musculação pode e deve ser aproveitado se você deseja atuar como personal trainer presencial, híbrido ou montar seu negócio. É uma excelente oportunidade para lidar com adversidades, desde que se envolva de forma profissional.

Muitas vezes você não será avaliado pela coordenação ou pelo cliente por conta do seu conhecimento em treinamento, mas pela sua capacidade de resolver problemas complexos.

Atuar em salas de musculação durante sua formação e como recém-formado é uma excelente forma de desenvolvimento profissional.

Na verdade, a sala de musculação é uma escola excelente para atuar com qualquer modalidade, mas nem todos estão prontos para esta conversa.

Leia também: O que alguns frequentadores de academias pensam sobre a sala de musculação?