Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Cada vez mais as salas de musculação atraem novos adeptos e fidelizam os que já estão. Em termos de mercado brasileiro está claro, não só pelos benefícios da modalidade, mas pela possibilidade de praticar exercícios em um ambiente que possibilite variedade de estímulos.

No artigo anterior falamos sobre a “mistureba” de atividades dentro da sala de musculação. Embora eu não seja tão inclinado a ações como esta, entendo que o mercado precisa se reinventar ou se adaptar. Uma área funcional na musculação pode ser uma boa alternativa para manter o espaço estrategicamente ocupado.

Como tocar esse projeto de forma segura e eficaz?

  • Avalie a viabilidade;
  • Aposte em comunicação assertiva;
  • Crie normas específicas.

Avaliando a viabilidade de uma área funcional na musculação

Quem é seu público? Se você tem uma academia de “musculação raiz”, dificilmente conseguirá executar esse projeto com êxito.

Os adoradores da musculação (marombas) configuram um nicho com preferências bem claras. Entretanto, se sua sala de musculação tem um bom espaço, acima de 1000 metros quadrados, pode ser que haja uma boa possibilidade de dar certo, já que em espaços mais amplos há probabilidade do público apresentar maior diversidade.

Não estou dizendo que em academias menores não dariam certo ao inserir uma área funcional na musculação, ok? Mas quando academias menores sacrificam o espaço (não tão grande) da musculação, fica confuso a ponto de não ficar claro o modelo de negócio, impactando o planejamento de marketing.

  • Avalie se o espaço atende a proposta sem atrapalhar a execução de exercícios em máquinas na musculação;
  • Tenha a certeza de que o espaço não fique em corredores ou passagens;
  • Pesquise dentro da sua academia as preferências dos alunos;
  • Avalie a possibilidade de prescrição de exercícios no espaço, não somente a utilização por conta própria.

Comunicação assertiva

Não falo aqui de posts em redes sociais, embora sejam canais perfeitos para disseminação de uma nova cultura, com base nos propósitos e valores da marca. O espaço precisa estar demarcado, com placas informando o que pode ou não ser executado, assim como a permanência apenas de quem está treinando.

  • Liste todas as informações necessárias para a utilização proveitosa e segura do espaço;
  • Filtre a lista para que não seja extensa e selecione apenas o essencial;
  • Junto com a equipe, eleja os canais mais apropriados para a publicação das informações.

Crie normas específicas para a área funcional na musculação

Um espaço que tem como objetivo a execução de exercícios com segurança necessita de regras claras e inegociáveis. Não permita que o novo espaço seja utilizado sem a divulgação das regras.

  • Informe quais atividades podem ser executadas no local demarcado;
  • Informe quais equipamentos serão permitidos no espaço;
  • Deixe claro como executar exercícios sem calçados no espaço, caso a academia permita;
  • Não permita que o espaço se torne um local de descanso ou socialização, em hipótese alguma.

Considerações

A criação de “espaços funcionais” requer planejamento para que não vire bagunça, aumentando o risco de acidentes. Avaliar o potencial da área funcional na musculação é essencial para não dar um tiro no pé. A comunicação deve ser tão assertiva quanto o objetivo do espaço.

Por mais que as informações se tornem repetitivas, a equipe deverá insistir até que todos compreendam o objetivo da área funcional. Lembre-se, a sala de musculação é um ambiente democrático e requer total atenção dos professores e gestores para mitigação de riscos e melhorias contínuas.

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