Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Marketing de conteúdo para academias nada mais é do que usar o conteúdo como estratégia de marketing, seja para atrair clientes, educar sobre procedimentos ou gerar valor para a marca. As possibilidades são infinitas.

O grande problema é que boa parte dos profissionais e gestores têm em mente que conteúdo é apenas anúncio ou post da moda, sendo que estes são apenas 1% do que venha a ser conteúdo estratégico.

O fato da maior parte das marcas ligadas ao fitness se comportarem na internet da mesma forma, seguindo modas e “trends”, explica a comoditização do conteúdo fitness por parte dos negócios que vivem da prescrição de exercícios.

Atletas, marcas de suplementos e demais negócios que dependem que seus fãs e clientes pratiquem exercícios não precisam de rigor técnico no conteúdo para atrair a audiência, basta publicarem algo com potencial viral para se destacarem. Sua marca não deveria se comportar dessa forma, jamais.

O desafio de uma marca séria que convence um potencial cliente a confiar sua própria vida é outro: Mostrar credibilidade e competência para resolver problemas complexos.

Para enfrentar este desafio, é essencial entender alguns motivos que levam o conteúdo estratégico a ser o verdadeiro herói da sua marca.

1 – Marketing de conteúdo para academias educa o cliente

Personal trainer dando assistência para uma aluna em uma academia.
O trabalho de educação do cliente envolve equipe, plataformas digitais e muito planejamento. É disso que se trata o marketing de conteúdo para academias.

Se tem uma coisa que o potencial cliente faz antes de se matricular em sua academia é pesquisar por ela na internet. Um conteúdo bem feito só perde para um mal feito se a academia for ao lado da casa ou do trabalho. Do contrário, o conteúdo será um bom critério de desempate. Conteúdo bom é sinal de credibilidade.

Quando falo de conteúdo de qualidade, não me refiro apenas ao que é postado, mas como a derivação do conteúdo principal é feita em diversas plataformas acessadas pelo potencial cliente, mostrando que todas elas falam a língua da marca, inclusive o que é dito pelos profissionais.

Quando um potencial cliente aprende com sua marca através de um conteúdo estratégico, as chances de desejarem continuar com o aprendizado ao vivo aumentam. Uma boa estratégia resolve isso, desde que dentro da academia seja entregue exatamente o que foi prometido através do conteúdo.

Educar o potencial cliente com bom conteúdo e ele não experimentar na prática é sinal de tiro no pé.

2 – Ele está na moda

Nunca foi tão fácil acessar informação de qualidade como hoje. Cada dia que passa as pessoas estão mais conscientes de que podem acessar conteúdos de extrema qualidade antes de encontrar o professor da academia para tirar dúvidas.

Se sua marca não é a primeira na mente do consumidor para este fim, temos um grande problema, pois marcas de suplementos e influenciadores farão este trabalho.

Se outras marcas fazem este trabalho para seu cliente, esteja certo de que o comportamento dele dentro do seu negócio será diferente daquilo que você deseja enquanto gestor e empresário. Isso tem influência direta no posicionamento de mercado da sua academia e, consequentemente, no faturamento. Você não perceberá isso da noite para o dia, mas certamente ao longo do tempo.

Conteúdo bem feito é sinônimo de competência da equipe, competência da marca durante a entrega. Pense nisso!

3 – Marketing de conteúdo para academias não substitui professor

Personal trainer dando assistência a um aluno dentro de uma sala de musculação.
O professor é peça-chave na educação do cliente. O marketing de conteúdo para academias deve ser planejado envolvendo a expertise da equipe, não o contrário.

Ele realmente não substitui professor, mas cumpre o papel com maestria quando o cliente está propenso a aprender. Nem sempre quem está treinando deseja ouvir diversas explicações ou pequenas palestras do professor de musculação.

Parte do que o professor fala em sala e é ignorado pode ser bem aproveitado em vídeos, textos em blog, e-books, posts em instagram ou qualquer outra plataforma com a linguagem da marca. Agências de marketing digital nem sempre serão capazes de fazer isso por sua marca, por isso vale a pena treinar sua equipe para criar conteúdos originais com a personalidade do seu negócio.

4 – Conteúdo é a Moeda do Século XXI

Esse subtítulo é uma fala de Rafael Rez, maior especialista do Brasil em marketing de conteúdo. E sim, marketing de conteúdo bem feito é a moeda do século XXI. As marcas mais valiosas do mundo usam estratégias eficazes de marketing de conteúdo para se posicionarem como as melhores em suas categorias. A batalha é árdua.

Não seria diferente no mercado fitness. Diversos sites de marcas ligadas ao fitness faturam milhões por ano através das vendas dos seus produtos. Milhares de clientes são educados através do conteúdo estratégico antes de clicarem no botão “COMPRAR”.

Na área de serviços o comportamento difere um pouco, não só pela necessidade de mais credibilidade, como também pela intangibilidade daquilo que é prometido. O bom conteúdo cria na mente do consumidor do serviço fitness a imagem perfeita daquilo que ele procura.

Se você desse uma nota de zero a dez para sua academia com base no conteúdo publicado por ela, qual seria?

5 – Precisa de gente que entende do assunto

Qualquer agência de marketing digital pode publicar conteúdo para sua marca. Boa parte delas utilizará inteligências artificiais para planejamento, tendências e até mesmo confecção do conteúdo, no entanto, sem um profissional da área de educação física para uma boa revisão, a chance da sua marca publicar algo “mais do mesmo” é bem grande.

Contrate uma agência ou consultor especializado em mercado fitness para esta tarefa ou treine sua equipe para que garantam a qualidade do conteúdo técnico e personalidade da sua marca. Por fim, a faca e o queijo estão em suas mãos.

Considerações finais

Reels, carrosséis, posts estáticos, podcasts, entre outros, são apenas as formas que um conteúdo estratégico pode ser publicado, não são o centro da estratégia. Sendo assim, uma estratégia bem planejada leva em consideração o posicionamento de mercado desejado, não o que é definido pelas redes sociais como tendência.

Uma marca forte tem personalidade própria e utiliza os canais digitais, cada um com suas particularidades, para disseminação de uma cultura que agrega valor.

O que sua marca tem feito para seus clientes nos canais digitais? O que ela diz ajuda a melhorar o faturamento? Marketing de conteúdo para academias jamais deveria estar em segundo plano, mas isso você já sabe só precisa saber como fazer.