Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Mito 1: Sala de musculação cheia é sinônimo de lucratividade

Tem gestor que acredita que academia lotada é a melhor solução para a lucratividade. O que realmente traz lucro é cliente pagando mais, tendo uma boa gestão de custos.

A musculação é uma das melhores modalidades para saúde e qualidade de vida, além da mais eficaz para fins estéticos. O que nem todos acreditam é que a maior parte dos frequentadores das academias odeiam sala musculação lotada, mesmo gostando da modalidade.

Musculação lotada é um verdadeiro “repelente”. “Mas Fábio, as Low cost estão lotadas e lucram alto.” Eu sei, mas tenho certeza de que sua academia não é uma low cost.

Mito 2: Quanto mais variedade de aparelhos, melhor

Na maioria das vezes a melhor sala é a que tem uma quantidade maior de equipamentos repetidos, principalmente os básicos, possibilitando uma rotina sem filas em todos os aparelhos.

Uma boa quantidade de equipamentos básicos, além de fartura em pesos livres, atende a maior parte dos frequentadores, desde que os profissionais estejam em dia com seus conhecimentos sobre biomecânica do treinamento de força.

Muitas academias dos EUA têm diversos kits de força contendo em cada um deles gaiola, barra olímpica, presilhas, banco e anilhas, justamente para que os conjuntos possibilitem uma infinidade de exercícios e desafoguem os demais equipamentos articulados ou de placas.

Mito 3: O atendimento é o diferencial da minha sala de musculação

Têm gestores que acreditam que atendimento tem mais a ver com o comportamento do que o conhecimento. Isso é bem fácil de copiar e nunca foi diferencial.

Atendimento de qualidade é aquele em que o profissional é cortês, mas entrega o que foi prometido ao cliente, com base em processos bem estruturados.

Quando você tem profissionais engajados, colocando em prática os processos criados com foco no posicionamento de mercado da academia e monitoramento constante da coordenação técnica, aí sim você temos bom diferencial. Isso é difícil de copiar, pois posicionamento de mercado dá o tom da personalidade da marca.

Mito 4: Tem que fazer musculação todos os dias para ter resultados

Pouquíssimas academias se preocupam em educar seus clientes sobre a eficácia da musculação 2 ou 3 vezes por semana.

Geralmente o cliente escolhe quantas vezes vai praticar e os profissionais planejam a rotina. Não está errado, mas se mostrarmos constantemente como a musculação praticada 2 ou 3 vezes por semana resolve 90% dos problemas de saúde, os clientes teriam mais tempo para experimentarem outras modalidades da academia, reduzindo desgastes nos equipamentos de musculação e problemas de lotação.

A musculação é a única solução para alguns objetivos, mas serve como base para melhorar a prática de diversas modalidades, não necessitando praticá-la todos os dias.

Mito 5: MUSCULAÇÂO S.A. é o melhor programa educacional

Mito

“Melhor” é opinião pessoal, vai da percepção de quem experimenta.

Se algum cliente meu disser que o MUSCULAÇÂO S.A. é o melhor programa educacional sobre excelência em serviços na sala de musculação, ficarei feliz. No entanto, posso afirmar que ele é o mais específico do mercado. Ser o mais específico é um exemplo de posicionamento. Pode procurar, você não encontrará nenhum mais específico que este, unindo marketing, pessoas processos e parte técnica.

Quer aprender sobre excelência em serviços na sala de musculação com o programa mais específico? Entre no grupo de Whatsapp clicando na imagem abaixo!

Diz aí, qual desses mitos você mais acreditou até hoje?