Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Muitos confundem marketing da musculação com o marketing da academia em si, pois associam a modalidade ao negócio. Até aí, bem comum, mas quando esquecemos que a musculação é uma modalidade que faz parte de um determinado modelo de negócio, deixamos dinheiro na mesa para a concorrência.

Vamos ao que interessa?

Mito 1: Musculação não precisa de marketing

Por mais que seja uma das modalidades mais praticadas do mercado fitness, a musculação precisa de marketing com a personalidade da marca do seu negócio. Qualquer empresa pode oferecer musculação ao cliente, mas da forma que sua academia oferece, não.

Embora o atendimento na sala de musculação da maioria das academias pareça comoditizado, você tem a oportunidade de criar uma metodologia própria e ganhar vantagem mercadológica.

Não é apenas insistir nos benefícios da modalidade para saúde, qualidade de vida, alto rendimento ou qualquer outro objetivo. O marketing precisa mostrar a essencialidade da prática da musculação dentro da sua academia.

Mito 2: Trocar equipamentos para dar um gás

Trocar equipamentos para dar um “gás” no movimento já foi uma boa tática, hoje não mais.

Um dos grandes desafios das salas de musculação é manter a manutenção em dia, principalmente com peças de reposição em mãos. Uma academia que mantém os equipamentos em pleno funcionamento gera uma melhor percepção de qualidade do que academias que ficam trocando equipamento e deixando a manutenção de lado.

Até mesmo para a troca de equipamentos precisa de marketing, sabia?

  • O que o novo equipamento traz de benefícios?
  • Como ele ajudará a desafogar o ambiente em horários de pico?
  • Qual a diferença entre ele e o antigo em termos de manutenção?
  • O que espera em termos de percepção do cliente sobre a troca do equipamento?

Se não souber responder essas questões, reflita sobre a real necessidade de trocar equipamentos, seja uma unidade ou todos eles.

Mito 3: Nosso diferencial é o atendimento

Esse discurso é bem comum, mas quando questiono os diferenciais no atendimento da sala de musculação de um cliente ou prospect de consultoria, escuto uma lista bem fácil de ser copiada pelo concorrente. Quando os processos de atendimento (quando existem) são facilmente copiados pelo concorrente, não há diferencial.

O diferencial na sua sala de musculação é aquilo que dificilmente pode ser copiado pela concorrência. Agora, pegue um papel, caneta e escreva qualquer coisa que dificilmente seria copiado pela concorrência.

Mito 4: Nossos professores não se esforçam

Realmente há uma leva de profissionais que ficam esperando aquele empurrãozinho, certo? No entanto, nem todas as academias têm uma metodologia própria, com um bom manual de procedimentos para guiar a atuação.

Por mais que a gente espere um certo bom-senso do profissional, devemos lembrar que “bom-senso” pode ser pessoal. Sendo assim, a única forma de avaliar a atuação de um profissional é mostrando o que fazer, como fazer e de que forma ele será avaliado em suas tarefas.

Um bom plano de marketing associado a um bom plano de treinamento & desenvolvimento pode resolver 90% dos problemas de atendimento em sala, a união desses dois planos configura “algo difícil de ser copiado” pela concorrência.

Mito 5: Musculação não dá dinheiro

Se oferecermos ao mercado o que todo mundo oferece, da forma que todo mundo oferece, realmente não dará dinheiro. Nem preciso me estender aqui, preciso?

Considerações

Gestor, lembre-se, a musculação é uma modalidade que requer um plano de marketing específico associado ao plano de marketing da academia. Não é apenas praticar musculação, é praticar dentro da sua academia. Portanto, não deixe de listar o que realmente seria difícil de ser copiado em seu negócio.

Caso não consiga identificar algo que não pode ser copiado, é sinal que você deve parar de pensar de forma tática e começar a pensar de forma estratégica. O E-book divulgado acima é o primeiro passo por conta da sua especificidade.

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