Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Quando o assunto é musculação para adolescentes, pais e mães (nem todos) se descabelam com receio dos mitos que são propagados há décadas. Será que essa modalidade realmente faz bem para um adolescente? A sala de musculação é um local seguro? O campeão dos mitos é: Musculação prejudica o crescimento!

Se você ainda acredita nesse mito, é hora de se libertar, pois a ciência há anos recomenda a prática do treinamento de força para crianças e adolescentes, sendo a sala de musculação um dos ambientes mais democráticos e acessíveis.

Neste artigo você tará acesso a diversos benefícios do treinamento de força para adolescentes em salas de musculação. Seria utopia da minha parte deixar de afirmar que há riscos também, não da prática em si, mas por conta de comportamentos inadequados em sala. Este será tema de outro artigo.

5 benefícios da musculação para adolescentes

A prática da musculação é segura e benéfica para crianças e adolescentes. Ponto final! É fundamental que sua mente esteja aberta para compreender os benefícios. Caso ainda tenha dúvidas, leia o artigo até o final e depois converse com um profissional qualificado para tirar suas dúvidas em tempo real, ok?

1. Crescimento Ósseo e Muscular Potencializado:

Arnold e Ferrigno em competição na década de 70 - Fisiculturismo.
Arnold e Ferrigno em competição na década de 70 – Fisiculturismo. Ambos fortes e com estaturas invejáveis. Imagem: Esportelândia.

Na fase de desenvolvimento, a musculação atua como um turbo para o crescimento ósseo e muscular. Através de treinos seguros e personalizados, os ossos e músculos se fortalecem, garantindo um crescimento saudável e adequado à idade. Isso significa menos risco de lesões e uma postura impecável para o futuro.

Atletas dos anos 70 como Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno treinaram pesado no passado, mesmo com a ciência não tão evoluída como hoje, e ainda assim atingiram estaturas invejáveis, sendo Arnold com mais de 1,80m e Ferrigno com mais de 1,90m. Ambos vivos e bem de saúde até hoje.

2. Atleta de Alto Desempenho:

Musculação: Uma grande aliada do desempenho, prevenção e recuperação de lesões.

Para os apaixonados por esportes, a musculação é a aliada perfeita para alcançar novos patamares de performance. O treino de força aumenta a força, resistência e potência, levando o adolescente a um nível superior em qualquer modalidade. Seja no futebol, na natação, no basquete ou em qualquer outro esporte, a musculação é a chave para o sucesso nas quadras, piscinas ou pistas.

Em resumo: A musculação é a base da preparação física da maioria dos esportes de alto rendimento, atuando na melhoria da performance, prevenção de lesões e também no processo de reabilitação pós-cirúrgico.

3. Mente Forte, Corpo Saudável:

A musculação vai além dos músculos, impactando positivamente a saúde mental e o bem-estar do seu filho(a). O treino libera endorfina, o hormônio da felicidade, combatendo o estresse e a ansiedade. Aumento da autoestima, autoconfiança e uma relação saudável com o corpo são apenas alguns dos benefícios que a musculação proporciona, construindo um adolescente mais confiante e feliz.

Você pode estar se perguntando: como assim ansiedade, já que nem boletos eles têm para pagar, não têm quase obrigações.

As famílias com boas condições financeiras enfrentam problemas de ansiedade na adolescência provocados por telas em excesso, pouca interação social e diversos outros fatores que não exerciam tanta influência anos atrás. Nas famílias menos abastadas, a rotina de trabalho e de preocupações com o futuro também desencadeiam ansiedade nos adolescentes. A musculação é benéfica para ambos.

Nem todos têm condições de pagar uma academia, mas há saída para quem não têm como pagar, mas teste é um assunto para outro artigo, ok?

4. Prevenção: Uma Aposta no Futuro:

menina fazendo exercício abdominal.
Boas práticas em saúde para crianças e adolescentes aumentam a probabilidade de manutenção de bons hábitos no futuro.

Investir na saúde do adolescente hoje significa garantir um futuro com mais qualidade de vida. A musculação atua na prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Pressão arterial controlada, colesterol baixo e níveis saudáveis de açúcar no sangue são apenas alguns exemplos de como a musculação prepara seu filho(a) para uma vida mais longa e saudável.

Não é de hoje que discutimos a má qualidade da alimentação, das comidas práticas a serem consumidas por quem tem pouco tempo para se alimentar, ainda mais com rotina de escola, cursos e outros compromissos. A falta de movimento nos dias de hoje também é alarmante.

Adolescentes precisam de musculação!

5. Controle do peso corporal:

rapaz realizando exercício para o músculo bíceps braquial em uma sala de musculação
A manutenção do peso corporal saudável, além da composição corporal, previne diversas doenças não transmissíveis.

Se o adolescente busca controlar o peso ou definir a musculatura, a musculação é a solução ideal. O treino queima calorias e aumenta o metabolismo basal, facilitando a manutenção de um peso saudável. Definição muscular, diminuição da gordura corporal e uma silhueta mais harmônica são apenas alguns dos benefícios que a musculação proporciona, promovendo uma imagem corporal positiva e bem-estar, ou seja, autoestima elevada em uma idade que requer uma boa visão da autoimagem.

Sei que posso parecer repetitivo, mas a falta de movimento, má qualidade da alimentação, além da rotina desgastante de um adolescente, manter peso e composição corporal dentro do ideal é um grande desafio. A prática regular da musculação mexe com a autoestima, contribuindo para atitudes mais positivas sobre disciplina e foco.

É na infância e na adolescência que se criam raízes quando quando falamos de hábitos saudáveis.

Leia também: Musculação para adolescentes: 5 erros comuns na prática

Parte desse conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial, entretanto, foi criteriosamente revisado e adequado pelo profossor especialista Fábio Cantizano | CREF: 16603-G/RJ.