Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

O fitness é um mercado com contribuição descomunal na área da saúde e com potencial de lucratividade fora de série.

Estamos falando do fitness em geral, ok? Nele lucram academias, influenciadores digitais, profissionais atuantes nas diversas subáreas da saúde, marcas de equipamentos, assessorias de gestão, enfim, um oceano azul de oportunidades. O Marketing de Conteúdo Fitness é peça chave no processo.

O maior cuidado que devemos ter nesse mercado é em controlar a distância do que realmente o fitness pode contribuir para a vida do consumidor e a percepção do mesmo sobre o exercício físico orientado.

Para boa parte da sociedade, ser fitness é estar em forma. Estar em forma para a maioria é estar com baixo percentual de gordura, musculatura aparente, ou seja, aparência de quem “malha”.

A tradução da palavra fitness está ligada ao condicionamento físico, aptidão física. É claro que uma pessoa com bom condicionamento físico tem aparência de quem pratica alguma modalidade com frequência. Entretanto, nem todos que estão aparentemente em forma (estética) têm um bom condicionamento físico.

Uma coisa é aparentar ter condicionamento físico, outra é realmente ter, mesmo sem aparentar tanto.

Para saúde, qualidade de vida, bem-estar e funcionalidade, você concorda que SER é mais importante do que APARENTAR, certo?

Como sua academia propaga nos canais digitais e durante a prestação de serviços o conceito de fitness?

O peso dos influenciadores no marketing de conteúdo fitness

Cada vez mais os influenciadores digitais faturam com diversas formas de monetização dos seus canais ao publicarem seus conteúdos, sejam eles em forma de entretenimento, informes, dicas, enfim, uma infinidade de possibilidades. Mas até que ponto isso colabora para a evolução de outros modelos de negócio, como o seu, por exemplo?

Influenciador nem sempre publica o que as pessoas precisam saber, o foco é no que o público deseja consumir. Ao mesmo tempo que pode plantar uma semente legal, pode educar de forma contraditória o que é dito e recomendado pela ciência. Pode não parecer, mas isso influencia diretamente o potencial de lucratividade do seu negócio.

O conteúdo do influenciador fitness estimula a prática de exercícios, mas nem sempre da maneira correta, nem sempre em negócios como o seu e com mensagens nem sempre verdadeiras.

Precisamos de leis para maior controle do que é dito sobre treinos na internet, concorda?

O foco dos conteúdos

A maior parte do que é publicado tem foco na aparência, na estética, como:

  • Como turbinar glúteos;
  • Como explodir seus braços;
  • Como ter pernas gigantes, entre outros…

Uma imagem vale mais que mil palavras”, ditado este que justifica inúmeras ações da maioria da população no dia a dia.

Saúde e condicionamento físico não se mede pela aparência apenas, mas com protocolos e testes que atribuem valores relacionados ao desempenho da pessoa em termos de capacidade física, incluindo a maioria das valências físicas como a força muscular, coordenação motora, flexibilidade, velocidade, potência, entre outras.

No fitness, o certo seria a aparência ser uma consequência do condicionamento, mas sabemos que não é assim.

O que você deseja para o mercado

A pandemia da Covid-19 foi uma verdadeira calamidade para o mundo, mas não podemos negar que ela colocou nossa área de atuação no mapa da saúde em posição de destaque, concorda?

Ao longo da pandemia insistimos em ideias sobre saúde, benefícios da prática de exercícios, exercício e longevidade, menor risco de agravamento de doenças em pessoas que se exercitam, entre outros assuntos com foco no impacto clínico do exercício e não com foco na aparência (estética).

Pouco tempo se passou e voltamos para as imagens de músculos abdominais riscados, proporcionalidade entre membros superiores e inferiores, desenvolvimento de glúteos, ou seja, assuntos que dão protagonismo à estética.

O que fazer?

Se seu negócio é da área da saúde, você precisa mostrar que ele é da área da saúde, não apenas da estética.

Por mais que a estética também seja integrante da saúde, sabemos que muitas ações que praticantes de exercícios realizam ao apressarem resultados estão longe do que venha a ser saúde de verdade.

Ao batermos no peito que somos da saúde, devemos ter discurso que traduza isso, não apenas ficar bem na foto, concorda?

Se deseja aprender como colocar seu negócio fitness no mapa da saúde, atraindo clientes mais qualificados, entre na minha comunidade gratuita sobre Marketing de Conteúdo para Negócios Fitness. Clique na imagem abaixo!

imagem com homem correndo na rua, sorrindo ao se exercitar
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