Professor Fábio Cantizano com braços cruzados
Esp. Fábio Cantizano Autoridade Nacional em Salas de Musculação CREF: 16603-G/RJ

A sala de musculação é tida como carro-chefe em boa parte das academias. Em outras, apenas a porta de entrada, o que traz ao espaço um valor imensurável e nem sempre percebido pelos clientes e gestores.

Em boa parte das academias, mês a mês, há evasão semelhante ao número de clientes que se matriculam, renovando quase todos a cada ano.

Se pararmos para pensar, a sala de musculação têm uma série de gargalos que se transformam num verdadeiro “escorredor” de clientes ao longo do tempo, justamente por conta da comoditização do serviço.

Repare como a essência é a mesma em mais de 90% das salas de musculação. Muda apenas o tamanho do espaço e quantidade/qualidade dos equipamentos.

Vamos aos gargalos?

1 – “O atendimento da nossa academia é o diferencial”

Esse discurso é manjado e limita a percepção do gestor sobre o que realmente é estratégico na empresa. A simpatia e boa vontade do professor tem a ver com sua personalidade, não com o que a marca prega. Se um professor simpático trabalha em sua academia e na do concorrente do mesmo bairro (você não pode proibir), certamente haverá grande semelhança no atendimento.

Um diferencial é algo que dificilmente dá para ser copiado em pouco tempo. É algo que dá tanto trabalho para copiar que vale mais a pena criar algo diferente.

Para o atendimento da sua sala ser realmente um diferencial para a academia, impactando consideravelmente na fidelização de clientes, crie processos que entregam 100% do que foi prometido pelo marketing promocional da academia ao cliente. Tem mais a ver com a capacidade de entrega do que com o comportamento do profissional.

2 – Sala confusa e superestimada

Muitos gestores acreditam que uma sala entupida de equipamentos, oferecendo diversas opções para cada grupo muscular, é a melhor estratégia para o negócio.

Cuidado, pois essa ação é apenas tática e atrai mais inquilinos (clientes que pagam mensalidade apenas para usar as instalações) do que alunos (clientes que criam relacionamento com a marca e sabem da importância de uma boa orientação técnica).

Uma sala mal planejada e com grande oferta de equipamentos abriga diversos “elefantes brancos”, ou seja, equipamentos nem sempre utilizados pelos inquilinos e nem sempre prescritos para os alunos.

Cada equipamento da sala de musculação é caro por natureza. Tê-los e utilizá-los é um verdadeiro tiro no pé.

  • Quem você está atraindo para a sala?
  • Quem você está contratando para atender o aluno, mostrando a eficácia de cada equipamento da academia?
  • Não me diga que está comprando alguma novidade só para impressionar o cliente, sem avaliar o real impacto da aquisição para o negócio.

3 – Não há profissionais competentes

Gestor, lembre-se, da mesma forma que você acredita não haver mais profissionais competentes no mercado, esses mesmos profissionais também podem acreditar que você não é um gestor competente. Acredite ou não, mas a entrega feita pelo profissional é compatível com a competência de quem o gerencia.

E sim, há bons profissionais, mas estes não aceitam mais ganhar valor de hora/aula de sala de musculação (nivelada pelo mercado), ganhando a mesma coisa que um colega incompetente, mas trabalhando mais. As oportunidades do ambiente digital são muito mais sedutoras.

A chave para a virada na sua sala de musculação não é ter os melhores profissionais, mas os que têm um bom conhecimento técnico e que sigam os processos da academia com maestria. O gargalo aqui não é a falta de profissionais, mas a falta de processos bem estruturados ao longo da jornada do cliente na academia.

4 – Coletivas fidelizam mais que a musculação

Gestor, sei que a atividade coletiva não fideliza mais do que a musculação e acredito que você vai concordar. O que fideliza na coletiva é o profissional.

Estamos sempre em busca de estrelas, pagando cada vez mais para os que se destacam, entretanto, quando a “estrela” sai da sua academia e vai para o concorrente, há evasão cosiderável.

Quando sua sala de musculação é bem estruturada e os clientes têm suas jornadas guiadas por processos, a coisa muda, pois quase nenhuma academia faz isso por dar um trabalho imenso.

Uma promessa bem feita, uma jornada planejada, com processos bem estruturados e profissionais treinados para a função, é o conjunto mais eficaz para garantir uma boa recorrência. A descomoditização da musculação coloca qualquer modalidade extra em segundo plano, doa a quem doer.

Gestor, quer saber mais sobre Excelência em Serviços na Sala de Musculação? Entre na comunidade mais estratégica e específica do mercado brasileiro sobre o assunto clicando na imagem abaixo.