Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a obesidade atinge aproximadamente 6,7 milhões de pessoas no Brasil. É importante enfatizarmos que a obesidade grau I atinge 20% e a obesidade grau II já é 7,7% da população, o que representa 1,6 milhões de pessoas em 2022. Já o sobrepeso atinge atualmente 31% ou 6,72 milhões dos brasileiros.

É um cenário grave por afetar diretamente a saúde da população, desencadeando ou agravando uma série de doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, entre outras.

O alerta desse artigo não é apenas sobre o que a obesidade pode causar nas vidas das pessoas, mas como a população trata do assunto, que valoriza o emagrecimento mais para a estética do que para a saúde. Não é errado, mas entender os dois lados da moeda é fundamental.

O que muitos querem?

Homem obeso medindo circunferência abdominal com fita métrica
A maioria deseja perder peso rápido, sem esforço, entretanto, não estão prontos para encarar a verdade.

Emagrecer é o objetivo número 1 de quem entra em uma academia ou começa a praticar atividade física por conta própria.

Mesmo acumulando gordura corporal ao longo de anos, boa parte da população deseja perder peso rápido, cedendo espaço para atalhos que prejudicam severamente a saúde.

Pessoas que perdem peso muito rápido perdem gordura, mas também líquidos e uma boa quantidade de massa muscular, sendo este último um dos maiores prejuízos para o processo de perda de peso saudável.

O que poucos sabem?

A obesidade é multifatorial, ou seja, é causada por:

  • Fatores biológicos: Genética, metabolismo, hormônios, idade, sexo, entre outros;
  • Fatores ambientais: Dieta, exercício, sono, estresse, fatores socioeconômicos, cultura e ambiente social.
  • Fatores Psicológicos: Questões emocionais, transtornos alimentares e imagem corporal negativa?

Será mesmo que apenas déficit calórico provocado pelo exercício + dieta seria a solução? Não, mas precisamos acertar essa combinação.

Por mais que a ciência e a internet batam na tecla do combate a todos os fatores que influenciam o processo de acúmulo de gordura, nas mentes mais afoitas pelo emagrecimento reinam apenas dieta e exercício (erro grave),mas este complemento trataremos em outra oportunidade, ok?

O que a maioria faz?

mulher realizando exercício abdominal na academia
Abdominal não tira barriga, apenas fortalece os músculos abdominais: Estamos de acordo?

Boa parte reduz drasticamente as calorias ingeridas e exageram nos exercícios aeróbicos, pois o senso comum diz que o aeróbico queima mais calorias. Os exercícios aeróbicos são excelentes, mas nem todas as modalidades são eficazes para todos, podendo, inclusive, gerar lesões graves.

ATENÇÂO: Exercícios queimam calorias, uns mais que outros, mas não é motivo para focar apenas em um deles.

Praticar apenas exercícios aeróbicos ajuda na queima de gordura, porém sua massa muscular também é sacrificada. Manter ou aumentar a massa muscular é a chave para o sucesso.

A massa muscular

  • Fortalece e estabiliza articulações;
  • Melhora consideravelmente o metabolismo;
  • Previne lesões;
  • Ajuda você a praticar exercícios aeróbicos com mais vigor;
  • Auxilia consideravelmente no equilíbrio hormonal;
  • Melhora sua postura e autoestima;
  • Massa muscular é quase uma fonte de milagres.

Entenda…

Personal trainer orientando a cliente obesa em um ergômetro simulador de remo.

Pouco adianta praticar exercícios e fazer dieta se não amenizar os demais fatores que ajudam a acumular gordura.

No que diz respeito ao exercício físico, uns ajudam mais e outros menos, no entanto, a constância é a maior influência no processo de emagrecimento.

Treinar apenas aeróbico ou apenas musculação também emagrece, mas se juntar os dois, seu corpo se tornará uma usina de queima de gordura, entendido?

Fique esperto(a)!

A ciência cansou de provar que treinamento aeróbico junto com musculação é muito mais eficaz do que treinar apenas um deles.

Se você hoje fica horas na esteira para emagrecer, além de cortar drasticamente as calorias, essa é a hora certa de parar com esse hábito que não gera bons resultados.

Procure um profissional de educação física para planejar da melhor forma a união entre aeróbico e musculação. Essa é a fórmula para você se olhar no espelho em breve com orgulho!

Leia também: 3 regras para obter os melhores resultados na musculação