Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Um dos maiores motores de atração de leads qualificados é o conteúdo de qualidade, repito, CONTEÚDO DE QUALIDADE, não essas mesmices que sobrecarregam os feeds dos potenciais clientes da sua academia.

Tempos atrás, o jornalista Tom Foremski disse uma frase que provocou profunda reflexão em diversos diretores de empresas: “Toda empresa é uma empresa de mídia”. Você concorda? Eu concordo.

Em tempos de redes sociais, canais estes que influenciam cada vez mais os hábitos da população, onde perfis pessoais se desenvolvem com mais facilidade e velocidade do que perfis de marcas, atente-se: Quanto mais qualidade no conteúdo, melhor.

Para saber se algo vale a pena ser publicado nos canais do seu negócio fitness, responda a seguinte pergunta:

“Esse tema influencia os resultados do meu cliente?

Se influencia, então é primordial dar atenção ao tema e criar um conteúdo de qualidade com suas derivações.

Percebe agora como não é apenas contratar uma agência de marketing digital para tomar conta disso? Ela pode até operacionalizar, mas a estratégia precisa vir de dentro.

Quando a direção de uma academia contrata uma agência de marketing digital, mas não sabe como criar estratégias de conteúdos que traduzam a personalidade da marca, o risco de cair na armadilha dos conteúdos genéricos é de quase 100%.

É como se publicasse apenas para não ficar de fora do jogo, no entanto, todos jogam com a mesma habilidade, gastando rios de dinheiro. Este cenário é o da comoditização do conteúdo digital, tão comum em negócios fitness.

O que nunca te falaram sobre conteúdo, mas que e essencial refletir

diversas pessoas com smartphones no centro da mesa.
A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA NO MUNDO PARA CONSUMO DE INFORMAÇÕES CABE NA PALMA DA MÃO, ALIÁS, NÃO SAI DA PALMA DA MÃO. SIM, SUA MARCA DEVERIA ESTAR NA PALMA DA MÃO DO POTENCIAL CLINTE.
  • Conteúdo é a melhor ferramenta para conduzir o reposicionamento de uma marca;
  • Conteúdo é fonte de consulta e gera autoridade, autoridade esta transferida para todos os membros da sua equipe técnica;
  • Conteúdo gera expectativa no potencial cliente sobre a entrega do serviço;
  • É melhor não ter presença digital do que publicar conteúdo ruim, pois se sua academia for boa, o boca a boca resolverá boa parte dos problemas;
  • Se você se animou com o que foi dito no ponto anterior, pare e pense como seria bom para o faturamento ter boas indicações a atrair leads qualificados através de um bom conteúdo.

O que minha academia não oferece, mas faz sentido publicar?

A partir de agora alguns gestores acreditarão que estou “viajando na maionese”, mas se aceitarem o contexto, perceberão o que é a essência de um conteúdo que ajuda a vender e a criar uma marca blindada.

Sua academia oferece serviços médicos? Não!

Sua academia não oferece serviços médicos. Se oferecesse, deveria ter o CNAE deste serviço em seu CNPJ, além de estar filiada ao Conselho Federal de Medicina, concorda?

O que devemos nos atentar aqui?

Diversos problemas de saúde influenciam os resultados dos seus clientes. Uma alteração na glicose ou triglicerídeos que precisam de tratamento medicamentoso pode colocar tudo a perder. Imagine seu cliente treinando por meses sem resultados parciais satisfatórios.

Se parte dos problemas podem ser resolvidos com exercícios, ok, mas é essencial recomendar o acompanhamento médico para que os resultados apareçam em tempo hábil, principalmente se houver necessidade de intervenção medicamentosa.

Se determinado problema de saúde que precisa de intervenção médica influenciam os resultados do seu cliente, sua mídia deve publicar sobre o assunto, com ajuda de um especialista na área (um profissional da área que seja parceiro).

Sua academia é habilitada para prestação de serviços de nutrição? Talvez não.

Quanto a nutrição influencia os resultados? Por que as pessoas ficam loucas atrás de dicas com nutricionistas? Simples, elas acreditam que a alimentação é mais importante e que pode ajudar mais rápido nos resultados. Sem problemas em relação a isso, desde que o cliente se alimente da forma adequada.

Planeje para que sua marca promova a interação do cliente com um especialista. Destaque sempre a visão holística sobre os fatores que influenciam a evolução nos treinos.

Sua academia presta serviços de consultoria em finanças pessoais? Não mesmo, mas…

“Fábio, agora você abusou”. Claro que sua academia não tem nada a ver com o assunto, entretanto, quando o bolso do cliente aperta, a academia é um dos primeiros cortes no orçamento familiar (se não for o primeiro, ok?).

História real

Anos atrás, quando eu era responsável pelos conteúdos de uma academia, propus um evento para parceiros ensinarem algo aos alunos, divulgando seus serviços. Muito a contragosto concordaram em permitir um especialista em finanças para falar sobre planejamento financeiro para uma vida plena.

Muitas pessoas identificaram GAPs em suas finanças, permaneceram tirando dúvidas com o especialista e conseguiram economizar uma graninha no final do mês. Mas o que me chamou mais a atenção foi uma aluna levar a mãe e o pai para a palestra. Os dois se matricularam na academia depois de aprenderem a economizar.

Parece contraditório eu não recomendar vocês a fazerem posts sobre finanças, mas quem disse que conteúdo de qualidade é apenas aquele que é publicado em canais digitais?

Sua academia presta serviços de terapia com psicólogos? Duvido!

pessoas mostrando elementos impressos de redes sociais
CONTEÚDOS DE QUALIDADE SÃO EXCELENTES PARA CRIAÇÃO DE COMUNIDADES ENGAJADAS, NO ENTANTO, NEM TODO CONTEÚDO QUE GERA ENGAJAMENTO GERA AUTORIDADE, PERCEBE A DIFERENÇA?

Nada se desenvolve sem o mínimo de saúde mental. Concorda?

Se tem algo que assusta a população brasileira hoje é a sensação de ineficiência na produtividade. Se uma pessoa acredita que não está sendo produtiva, está a um passo para desenvolver uma depressão ou outra doença.

Muitos gestores não gostam de falar sobre o assunto nos canais digitais por não trazer a mesma positividade da prática de exercícios (o serviço da academia), com medo do cliente usar o dinheiro da mensalidade com psicólogos. Erro grave!

Pessoas que se sentem bem na academia e que valorizam a experiência não deixam de praticar exercícios para pagar um outro profissional. Não se deixa de fazer algo que gosta e que faz muito pela saúde para trocar de “terapia”. Seria uma decisão ruim e muito mal planejada.

Considerações finais

Gestor, olhe para a saúde em geral e para os fatores que influenciam uma vida plena. Por mais que o exercício físico orientado seja seu foco, jamais deixe de ajudar seu cliente nos demais fatores através do conteúdo de qualidade.

“Mas Fábio, academia nenhuma faz isso…” Eu sei, por isso a gente testemunha diariamente essa guerra de preços e serviços cada vez mais conduzidos para o autoatendimento e comoditização.

O que o cliente percebe sobre sua marca é sua responsabilidade. A agência de marketing digital apenas ajudará a traduzir nos canais o que você deseja. Se você não souber o que fazer, qualquer coisa que a agência fizer estará bom. Mas lembre-se, estratégias bem planejadas atraem mais clientes e reduzem consideravelmente o custo do lead e de aquisição de cliente.

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