As lutas ganham cada vez mais mercado no Brasil, sendo muito procuradas por quem não curte o clima de academia de ginástica ou pelos que são mais adeptos ao ambiente esportivo. Embora a prática nos dois ambientes tragam excelentes benefícios, as promessas, condutas e regras são distintas. Nesse caso, a comunicação precisa ser revista para atingir suas metas de vendas.
Os erros de marketing comuns em academias de lutas
Se você é dono ou professor de academia de luta, comece a pensar de forma estratégica para influenciar potenciais praticantes, pois levam grande vantagem em relação aos demais negócios que envolvem movimento. Luta é cultura e pode ser cada vez mais enraizada na mente do praticante, desde que sua marca proporcione valor.
Vamos aos erros?
1 – Perfil Empresarial no Google incompleto
O Perfil Empresarial no Google tem grande importância no processo de decisão de um pai ou mãe, além da indicação de amigos. Quando pais decidem matricular seus filhos em uma academia de luta, antes mesmo de conversar com amigos sobre o assunto, pesquisam no Google algo semelhante ao que está na lista abaixo:
- Academia de lutas perto de mim;
- Academia de lutas bairro xxxxx;
- Jiujitsu bairro xxxxx;
- Judô infantil bairro xxxx, assim como outras pesquisas semelhantes.
Pais se preocupam muito com a segurança e filosofia de trabalho da academia, pois exercerá influência direta no caráter do filho. Sendo assim, quanto mais informações detalhadas, avaliações com respostas em curto espaço de tempo e atualizações o PEG tiver, melhor para que o Google perceba o perfil como “importante e útil”, divulgando-o com mais precisão para quem pesquisa sobre o assunto.
2 – Falta de conteúdos sobre benefícios para saúde e qualidade de vida
Quase 100% das academias de lutas frisam a autoconfiança e capacidade de autodefesa como principais benefícios da prática de lutas, principalmente nas cidades grandes do Brasil.
No caso das crianças enfatizam a autoestima e autodefesa em caso de bullying. Não está errado, é preciso fortalecer esse poder da luta, entretanto, se todas as academias usarem o mesmo argumento sempre, a decisão pela matrícula será por conta da logística, não pela qualidade e valor percebido.
Sua academia deve ser tão boa a ponto de um adulto se deslocar até ela por uma distância que não percorreria se fosse para fazer musculação, por exemplo. Percebe a diferença?
As lutas desenvolvem diversas capacidades físicas, saúde e qualidade de vida, Não apenas a capacidade de se defender. Luta é movimento, parceria e respeito ao próximo. Juntar todos esses atributos e criar uma proposta de valor a ser defendida através do conteúdo digital é um grande desafio.
Sua marca não merece ser vista como mais uma no ambiente digital. O conteúdo estratégico é ferramenta fundamental para decisão de compra.
3 – Não ter um site
O site é como se fosse sua casa própria e as redes sociais um espaço alugado. Na sua casa (site) você faz as regras, na casa alugada (redes sociais), jamais. A qualquer momento o proprietário da rede social pode mudar as regras e atrapalhar todo o seu crescimento na plataforma.
Você deve ter os dois, mas se tiver que escolher apenas um deles, que seja o site pelos seguintes motivos:
- É sua plataforma e você organiza as informações da forma que desejar;
- Mais fácil para o potencial cliente navegar e encontrar as informações que deseja;
- Mais adequado para atrair leads, principalmente se tiver um blog associado;
- Mostra mais profissionalismo.
Hoje em dia é muito mais fácil ter um site do que 2 ou 3 anos atrás. As agências criam o site de uma academia com valores mais baixos do que no passado e há também a possibilidade de sites por assinatura, onde a academia paga um valor mensal para criação e manutenção.
4 – Redes sociais sem atualização frequente
Rede social é plataforma para relacionamento com clientes e potenciais clientes. Se você não atualiza, pode ficar mal visto, principalmente quando pais estão em busca de provas sobre a indicação de um amigo.
A indicação em si é excelente, mas os pais vão querer ver o que acontece no espaço e se realmente traduz aquilo que foi dito por quem indicou. Se houver distância entre o que foi dito e o que é propagado pela marca, certamente pesará na balança.
- Atualize as redes sociais da academia com frequência, mas sem excesso. Encontrar esse equilíbrio é o maior desafio. Site, Perfil Empresarial no Google e Redes Sociais precisam andar juntos de mãos dadas. Essa é a melhor forma de mostrar seriedade e provar que a decisão de matrícula em seu espaço é a melhor opção, desde que o que acontece na área de treino seja fielmente traduzido nas mídias da marca.
Mãos a obra!