Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Gestor, você está satisfeito com a rotatividade em seu negócio, seja de clientes ou de profissionais?

Parece pergunta de quem vai te oferecer algum serviço de consultoria, certo? Mas nem é, é apenas curiosidade mesmo, pois o mercado brasileiro é campeão em investir cada vez mais em captação de leads nada qualificados para seus negócios fitness.

O que seria um lead não qualificado?

  • Lead sensível a qualquer tipo de criativo;
  • Pessoas em geral que supostamente buscam saúde e qualidade de vida;
  • Os que são atraídos por promessas milagrosas;
  • Os que não sabem o que buscam, mas se deparam com seus anúncios.

Um lead qualificado é aquele que se identifica com a marca por conta da sua comunicação, desde que a entrega seja feita de acordo com o prometido.

Se você tem uma marca que não promete algo com clareza, repense suas estratégias de marketing para posterior divulgação no ambiente digital.

Homem aparentemente desesperado, sentado com cotovelos apoiados na mesa.
Não existe pior sensação do que a de não saber o que está sendo feito em sua empresa para que ela cresça de forma sustentável.

Negócios que atraem leads mais qualificados

  • Estúdios de Pilates;
  • Escolinhas esportivas;
  • Box de Crossfit ou Cross Training;
  • Estúdios de Personal Training;
  • Academias apenas com atividades aquáticas;
  • Academias de artes marciais;
  • Estúdios de Treinamento Integrado.

O que esses modelos de negócio têm em comum?

  • Público com interesses semelhantes;
  • Interessados com personalidades semelhantes;
  • Oferta de atividade específica;
  • Boa parte do público não curte ou tolera ambiente de academia tradicional.

Pode parecer um absurdo, mas esses modelos atraem leads mais qualificados, pois dão “tiros certeiros” em suas campanhas de marketing quando estas são bem executadas.

Academias atraem leads qualificados? Nem sempre…mas pode ser quase sempre

Uma academia tradicional oferta ao mercado uma ampla gama de atividades, cada uma com uma proposta diferente, ou seja, as campanhas tendem a ser cada vez mais genéricas, se comparadas com os demais modelos de negócios. Não é regra, mas acontece muito, ok?

E óbvio que esse modelo de negócio consegue atrair leads qualificados, desde que tenha uma boa proposta de valor que torna as modalidades apenas um conjunto de ferramentas para a entrega de valor. As modalidades não podem ser “produtos finais”.

homem curioso atrás da parede bisbilhotando

As academias tradicionais atraem um público heterogêneo, ou seja:

  • Diferentes personalidades e níveis de educação;
  • Diferentes expectativas em relação ao que será entregue;
  • Ambiente mais propício ao !inquilinato”, ou seja, clientes que pagam apenas para a utilização dos equipamentos, como em um contrato de aluguel;
  • Maior probabilidade de conflitos entre clientes e clientes x profissionais.

Como atingir um público que deseja cuidar da saúde e aptidão física em uma academia tradicional, sem que gere a impressão de falta de proposta de valor?

  • Primeiro de tudo: Tenha uma PUV (Proposta de Valor Única);
  • Não tenha como foco de comunicação as marcas e qualidade dos equipamentos;
  • Priorize a comunicação para um público que deseja um determinado objetivo, independente do gênero, faixa etária ou modalidade;
  • Mostre ao potencial cliente que a sua oferta é a mais segura e eficaz para o cliente conquistar seus objetivos.

“Fábio, você falou um monte de coisa e eu não entendi tudo”

Sem problemas, a gente pode começar com o básico, ou seja, com a agência de marketing digital que você contratou traduzindo no ambiente digital a personalidade real da sua marca. O problema é que você não sabe o que cobrar da agência.

O que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital para sua academia?

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