Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT

Montar uma boa sala de musculação é o sonho de muitos empreendedores do mercado fitness. O problema começa na hora de criar a lista dos equipamentos, assim como escolher marcas.

  • Comprar a marca mais famosa do mercado?
  • Comprar mais variedades ou mais dos básicos?
  • Comprar a mesma marca do meu concorrente ou uma bem diferente?
  • O que será que meu cliente valoriza nessa hora?

Essas e muitas outras perguntas recebo mensalmente de proprietários e gestores de academias em minhas redes sociais. Sendo assim, decidi dividir algumas ideias com você por aqui. Espero que aproveite bem.

Erro 1: Comprar a marca mais cara – independente do público

estante de barras com anilhas fixas em sala de musculação
equipamentos de musculação devem acompanhar o modelo de negócio e o público-alvo

As marcas mais famosas e caras não cobram mais que as demais sem motivos, pois sim, são as mais vistas e e adoradas pelos clientes.

Por mais que outras marcas possam ter mais qualidades (sim, é possível), o cliente final já é capaz de avaliar e exigir o mínimo em qualidade. Algo do tipo: “se não for no mínimo a marca XPTO, nem me matriculo).

Algumas marcas caras são bem comuns a mais de um modelo de negócio, seja atendendo negócios premium ou low cost. O perigo está para quem está no meio, academia de bairro.

A academia tradicional de bairro não tem verba suficiente para negociar grandes quantidades e nem poder de barganha para exigir extinção do intermediário, negociando direto com a fábrica.

Se sua academia não é uma rede premium, nem low cost, vale a pena pesquisar outras marcas que lutam por um espaço no mercado, oferecendo boa qualidade, mesmo não sendo tão conhecidas.

Erro 2: Comprar mais variedade do que mais dos básicos

aparelho de supino em sala de musculação
O básico sempre funciona e é bem visto pelo público que pratica musculação

Se tem uma coisa que coordenadores e proprietários acreditam de pés juntos é: Quanto maior a variedade de equipamentos, melhor. Ao meu ver: “Nem sempre”.

Uma sala com boa variedade realmente impressiona, no entanto, na prática (dia a dia), muitos clientes se irritam por ter que esperar muito para treinar em determinado equipamento. Tira todo o dinamismo do treinamento e gera percepção ruim não só da academia, mas da modalidade musculação.

Nas academias de bairro, na maioria das vezes, é menos estressante e passa melhor impressão de qualidade ter mais equipamentos repetidos (dos básicos) do que variedades.

Nas grandes academias de rede vemos variedades, mas com maior quantidade de cada um dos básicos também. Se você não é grande, resolva seu problema com uma boa logística e treinamento dos profissionais para explorar possibilidades.

Erro 3: Investir mais em máquinas de placas do que em livres e articulados com anilhas

equipamento de placas em academias
equipamento de placas são práticos, mas custam mais. Compre o essencial.

Máquinas de placas são uma verdadeira mão na roda. Não há o que discutir, certo? O que nem sempre pensamos é que elas podem custar duas ou três vezes mais do que a versão livre ou articulada com anilhas.

Pulley, Cross Over, Cadeira Extensora | Flexora são inevitáveis, pois são extremamente utilizados e as placas ajudam na dinâmica da sala. No entanto, diversos outros equipamentos poderiam compor sua sala com custo menor, inclusive de manutenção.

Avalie se o ticket médio que deseja para sua academia realmente sustenta o investimento na maioria dos equipamentos com cargas em placas.

Erro 4: Escutar apenas o cliente e suas preferências

equipamento aeróbico em academia
Se depender apenas do cliente, você comprará o que há de melhor, mas ele vai querer pagar cada vez menos

Se ouvir apenas o cliente na hora de comprar equipamentos, certamente comprará um bem caro com pouca funcionalidade em sala. O cliente está acostumado a fazer o que deseja na sala de musculação, diferente das demais modalidades.

Ele certamente vai desejar algo novo, que tenha visto em outra academia ou recomendado pelo personal on-line dele. Resta sabermos se a sugestão atende as reais necessidades da sua empresa, lembrando que quando a academia tem uma metodologia de trabalho baseada em promessa, processos e treinamento contínuo da equipe, o equipamento em si vira apenas um detalhe.

Escute o cliente, mas estude o mercado e, principalmente, sua marca (a marca da sua academia mesmo). Muitos clientes sabem o que querem, mas poucos sabem do que precisam. É dever da academia mostrar na prática.

Erro 5: Acreditar na renovação para fidelizar clientes

Bancos reguláveis dentro da sala de musculação
Equipamentos ajudam na fidelização, mas por conta da logística dentro de sala.

Clientes estão saindo da academia, milhares de reais estão sendo investidos para atrair leads e não se vê luz ao fim do túnel.

Lembre-se, quando um novo cliente visita sua academia, ele não está de “saco cheio” dos equipamentos que estão lá. Se as campanhas de marketing digital estiverem atraindo o público certo, certamente o que valerá é estado de conservação e manutenção dos mesmos.

O que não pode acontecer é

  • Não rever processos;
  • Não avaliar possibilidade de novos produtos;
  • Assumir dívidas na compra de novos equipamentos com a crença de que atenuará a evasão.

Muitas academias se afundam em empréstimos por conta disso e, assim que os equipamentos da sala são renovados, fazem uma promoção com valor abaixo do ticket médio para atrair clientes.

Mudar layout da sala, pintura e novos produtos costumam ser bem eficazes e custam bem menos. Lembre-se, novos produtos não significa “novos equipamentos”.

Erro 6: Não intervir em vícios de prescrições

pessoa segurando halter em sala de musculação
Vícios em prescrições geram problemas de logística em sala.

Pode vistoriar os treinos de todos os professores da sua academia. Certamente há vícios de prescrição e predileção por determinados equipamentos. O fato da sala ser monitorada por poucos profissionais requer agilidade na prescrição. É assim que surgem os vícios e predileções, acarretando em:

  • Alguns equipamentos com mais filas que outros;
  • Maior desgaste em alguns equipamentos, comprometendo estruturas que são mais utilizadas no mesmo espaço de tempo para manutenção;
  • Maior percepção de academia lotada pelo cliente;
  • Evasão.

Converse com os profissionais antes de comprar novos equipamentos, pois serão eles a prescreverem, ou, racionalmente falando, comprem novos equipamentos que possam causar boa impressão e criem uma metodologia de prescrição que explore toda a sala, promovendo a utilização de todos os equipamentos.

Leia também: O que alguns frequentadores de academias pensam sobre a sala de musculação?