Se tem uma pergunta que não para de cair no meu direct ou Whatsapp é:
“Fábio, dá para inserir isso na sala de musculação sem atrapalhar?” Esse “isso” pode ser um espaço multifuncional, uma área para treinamento descalço ou para alongamentos.
Alguns dos motivos pelos quais recebo este questionamento:
- Deixar a musculação “mais completa” sem ter que colocar mais um professor;
- Deixar o espaço mais democrático para atender os que não gostam de musculação, mas precisam;
- Muitas academias estão fazendo, logo, também quero.
Musculação mais completa sem ter que ter mais professores
O que seria uma sala de musculação completa? Ter a musculação e diversas outras modalidades no mesmo espaço? Nesse caso, não seria uma sala de musculação mais completa, mas um espaço de atendimento integrado que abrange musculação (treinamento com pesos), área de ergometria (treinamento aeróbio) e um espaço para exercícios “funcionais”.
Por conta da legislação vigente, cada ambiente deve ter um professor, no entanto, se o espaço for dividido e no mesmo ambiente, o estabelecimento estará cumprindo a lei. Embora sejam atividades diferentes, nunca soube de academias serem penalizadas por inserirem mais de uma modalidade no mesmo espaço, desde que houvesse um profissional formado monitorando. Lembre-se, uma fila de esteiras e bikes (ergômetros) na sala de musculação não é musculação, concorda?
A maior prova disso é a análise dos treinos prescritos nas academias, onde o treinamento de força é prescrito de forma mais criteriosa do que o treinamento aeróbio. Grande parte dos profissionais não prescrevem treino aeróbio com a mesma competência que prescreve o treinamento de força, lembrando que ambas as modalidades estão no mesmo ambiente.
Quer colocar tudo no mesmo lugar? Sem problemas, desde que sua equipe consiga entregar tudo com o mesmo rigor técnico (segurança e eficácia). Você prometeu qualidade ao cliente, certo? Entregue!
Espaço mais democrático
Por mais que seja possível, devemos tomar muito cuidado na criação de espaços democráticos. Cada vez mais surgem academias especializadas em musculação, como os ginásios 100% equipados com aparelhos para treinamento de força, sendo eles articulados, livres ou com placas.
Quando inserimos um monte de modalidades dentro do mesmo espaço, o risco de termos um público heterogêneo é bem grande, prejudicando bastante o planejamento estratégico de marketing, justamente por ter que “dialogar” com muita gente diferente nas campanhas de marketing. Faz sentido para você?
Tornar o espaço mais democrático pode ser lucrativo quando você tem uma sala bem grande, acima de 1000 metros quadrados, com uma boa quantidade de profissionais monitorando o espaço. Qualquer situação diferente dessa pode parecer falta de foco e o cliente está de olho.
Muitas academias estão fazendo
Cuidado com o efeito manada em nosso mercado, pois não basta tentarmos copiar o modelo americano de atendimento, mesmo o serviço deles sendo bem inferior ao nosso.
O que mais temos no mercado brasileiro é academia tradicional de bairro tentando copiar o modelo de negócio Low Cost. As ditas Low Cost conseguem manter o custo operacional bem baixo e nem cobram mais tão barato como antes do consumidor.
Gestor, guarde isso em sua cabeça de uma vez por todas: “Não se copia processos de modelos de negócio diferentes do seu” (CANTIZANO, 2024….Eu mesmo). É forca na certa. Pense em todo o investimento que fez em seu negócio, capacite-se e seja um verdadeiro estrategista para fazer sua academia crescer.
Comece pela sala de musculação, o setor mais comoditizado do mercado, com o maior custo operacional e com maior potencial de lucratividade, dependendo de como você o gerencia.