Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Em tempos de Inteligências Artificiais e Comunicação Digital é essencial nos mantermos atualizados na mesma velocidade de adaptação do consumidor, entretanto, o “arroz com feijão” do digital vem sendo subestimado em negócios locais como academias, boxes e estúdios.

O Instagram é o queridinho dos canais digitais no mercado fitness, tanto pelo apelo visual quanto pela usabilidade. É eficaz, desde que a gente dance conforme a música (que pode ser mudada a qualquer momento). Sendo assim, vale a pena investir em canais não tão populares para gestores de academias, mas vistos como verdadeiras armas de guerra por profissionais sérios do marketing digital.

1 – Blog

O blog é visto como “antigo” por alguns, mas poucos sabem que são utilizados como fontes de consulta a todo momento.

Quando um potencial cliente faz uma pesquisa no Google, principalmente sobre saúde e qualidade de vida, o buscador lista uma série de resultados em ordem de relevância. A maioria desses resultados são sites e blogs com conteúdos que já foram acessados diversas vezes e que o Google classificou como “relevantes”.

Faça um teste, pesquise sobre hipertrofia muscular ou emagrecimento e terá como resultados na primeira página artigos de blogs de portais de saúde, blogs de marcas de suplementos alimentares, entre outros. Sua academia deveria estar na lista.

Lembre-se, blog é uma das melhores ferramentas para captação de leads qualificados, pois se o potencial cliente pesquisou em um buscador sobre algo que você oferta, ele está pronto para comprar de alguém. Que seja da sua academia.

2 – Perfil empresarial no Google

Quando você se muda ou chega em uma cidade, é quase certo fazer uma pesquisa pela região sobre locais para alimentação, hospitais, entre outros serviços. A academia não fica de fora.

Experimente fazer uma pesquisa no Google sobre academias em sua cidade. O buscador fara uma lista das academias por ordem de relevância, sendo as que investem em anúncios as primeiras da lista. Em seguida, estarão as academias que não anunciam e que não deixam de aparecer “bem na fita”, pois os consumidores já sabem que as primeiras da lista são as que anunciam, mas têm consciência também de que as que estão logo após são as que mais investem no relacionamento pelo canal.

É comum investir muito dinheiro para aparecer em primeiro, embora uma boa gestão do canal possa colocar sua marca no topo da lista logo abaixo dos anunciantes. Um bom conteúdo estratégico e periódico é essencial no canal para gerar bons resultados orgânicos.

Muitos não sabem, mas a quantidade de visualizações que sua academia recebe no Perfil Empresarial do Google pode superar o Instagram “de lavada”. Mas como eu disse, o Instagram é o queridinho. Um negócio local sem um bom Perfil Empresarial no Google pode ser considerado “fora do mapa”.

3 – Youtube

O YouTube ainda é um dos canais de pesquisa mais utilizados e traz bons resultados, dependendo do serviço. No caso das academias, serve como uma excelente ferramenta de comunicação para entretenimento, educação e branding.

Não pense em usar este canal para ganhar dinheiro com visualizações, mas para informar e manter seu cliente conectado com sua marca.

Dicas de treinamento, dicas de rotinas, explicações sobre exercícios e diversos outros assuntos podem destacar sua marca com mais eficácia do que o Instagram, se você souber como exibir o material de forma estratégica, seja no site da academia, blog, e-mail marketing, entre outros. Requer planejamento mais aprimorado.

A fusão…

Nenhum canal trabalha sozinho, não conseguem gerar bons resultados de forma isolada. Investir em Instagram sem investir em outros canais requer mais verba para anúncios. A ideia é manter os anúncios, mas conseguir também bons resultados de forma orgânica.

Diversas empresas pelo mundo contratam consultorias ou agências, pagando uma boa grana, para atingir resultados de forma orgânica. Orgânico e “tráfego pago” são essenciais trabalhando juntos. É necessário realizar a fusão na estratégia de conteúdos dos canais para aumentar o faturamento através do ambiente digital.

Uma coisa os canais têm em comum: A necessidade de excelentes conteúdos estratégicos para auxiliar o potencial cliente em sua jornada de compra.

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