Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Difícil não saber que o marketing de conteúdo para venda de equipamentos fitness é essencial. Na era da informação, quem informa ou educa sai na frente. Mesmo com tantas inteligências artificiais on-line, as pessoas confiam naqueles que experimentaram os produtos ou na palavra de profissionais de confiança ou prestígio no mercado.

O que publicar para convencer potenciais clientes a arrastarem o produto para o carrinho de compras?

1 – O contexto

Saúde não se limita ao processo de usar o equipamento. Diversos fatores influenciam os resultados de quem pretende comprar equipamentos para treinar em casa ou ao ar livre, como:

  • Estado geral de saúde física;
  • Alimentação;
  • Qualidade do sono;
  • Saúde mental;
  • Nível de conhecimento sobre o próprio corpo e suas limitações;
  • Nível de conhecimento sobre a maioria dos fatores que influenciam.

Se sua loja/marca vende produtos para fitness, é fundamental alertar e ensinar seus clientes e prospects sobre os fatores que influenciam os resultados.

Por mais que a compra não aconteça 100% das vezes no primeiro acesso, informação de qualidade associada ao produto facilita a tomada de decisão.

2 – A importância do investimento em si

Muitos percebem a prática de exercícios como um fardo ou obrigação. É dever de quem promove a prática manter a chama viva desse cliente, até que ele perceba que criou o hábito.. Invista em:

  • Estatísticas sobre doenças que são combatidas pelo exercício físico;
  • Comparativo do cenário brasileiro com outros países sobre prática de exercícios;
  • Benefícios de curto, médio e longo prazo com a prática de exercícios;
  • Como determinados equipamentos podem proporcionar economia em dinheiro do ponto de vista da saúde;
  • Como os equipamentos devem ser utilizados;
  • A importância de ter ao lado profissionais da saúde que ajudam na jornada.

A saúde não deve ser um fardo, é fundamental o praticante perceber que o custo é menor que os inúmeros benefícios. Desta forma o cliente poderá comprar mais e periodicamente.

3 – Histórias reais

O mundo inteiro foi impactado com a Pandemia no quesito cuidado com a saúde. Muitas academias passaram sufoco com as restrições, no entanto, as lojas de materiais esportivos aumentaram consideravelmente as vendas.

A população percebeu que o essencial é a prática de exercícios, podendo ser em casa, praças, praia, parques, enfim, não há a obrigação de frequentar uma academia, embora haja diversos benefícios de um espaço comercialmente planejado para a oferta do serviço.

Invista em histórias reais de quem passou por transformações positivas e que deram uma “guinada na vida” após a criação do hábito do cuidado com a saúde através do movimento. Se for utilizando equipamentos da sua loja, melhor ainda.

4 – Explore os formatos

Muitas agências de marketing digital indicarão os formatos que mais geram engajamento, mas engajamento é diferente de “clique para compra”.

Hoje fala-se muito da importância dos vídeos curtos e objetivos, embora muita gente ainda prefira ler não só textos curtos, mas conteúdos densos também.

O mesmo tema / conteúdo pode ser explorado em diversos formatos. Cada pessoa tem uma preferência e todos devem ser impactados.

5 – Seja frequente e explore a marca

Não deixe o potencial cliente esquecer de você (marca). O conteúdo frequente ajuda a manter a chama acesa, além de inserir na mente do potencial cliente a sua marca. Um bom conteúdo associado a uma boa marca aumenta a probabilidade de compra. A frequência é bem explorada quando:

  • Há um calendário editorial;
  • Existe uma boa linha editorial (é diferente do de cima);
  • Publicações em diversos canais;
  • Publicações em diversos formatos;
  • Curadoria de um especialista (gera credibilidade).

Pra finalizar

As Inteligências Artificiais estão aí como ferramentas extremamente úteis. Lembre-se, se não souber como utilizar a ferramenta para criação de conteúdos autênticos e humanizados, não se arrisque. Mais vale algo “mais ou menos” criado por alguém do que “coisa boa” criada por algo.

Sua marca merece boa reputação não só para cobrar melhor do cliente, mas para entregar os melhores resultados.

Mão na massa!