Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

Marketing para fisiculturistas é um assunto novo, pouco explorado, o que traz vantagens para atletas que se interessam pelo tema da maneira correta. Muitos confundem marketing com Hype e acabam prejudicando suas imagens por conta de um “momento”.

Mergulhe de cabeça no marketing para atletas de fisiculturismo aqui no UNICONFIT.

Estamos em março de 2024 e algumas federações já disponibilizaram seus calendários. Este é um sinal de que você precisa planejar a temporada para maximizar seus resultados no palco e também no mercado.

Separei 4 dicas para você começar sua temporada com o pé direito. Dá trabalho, mas compensa.

Jamais teremos sucesso apenas por ter um corpo bonito e comercial. Estratégia é a palavra de ordem. Ou você desenvolve o hábito de planejar ou será esquecido.

1 – Liste as competições importantes

Listar as competições importantes que participará não tem a ver apenas com sua periodização de treinamento, mas com todo o contexto.

É essencial, enquanto atleta, participar das principais competições, assim como comparecer nas que você não subirá ao palco. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Engana-se aquele que acredita que marketing no fisiculturismo só funciona quando se compete.

No palco você não consegue divulgar seus patrocinadores. Nas competições que você vai como visitante as possibilidades são infinitas. Sendo assim, liste as competições que você participará e também as que você comparecerá para ser visto. O potencial patrocinador gosta quando o atleta planeja seus passos.

2 – Pesquise sobre novas empresas

Já reparou como a maioria dos atletas miram nas empresas mais conhecidas, deixando de perceber diversas oportunidades? Muitas empresas menores desejam entrar no mercado do fisiculturismo, mas não têm o mesmo potencial de investimento das grandes. É possível obter vantagens dessas marcas.

Entre nos sites dessas empresas e verifique como elas trabalham, quais seus produtos que podem ser aproveitados pelos consumidores do fisiculturismo ou praticantes recreacionais de musculação.

Estudar todo esse potencial mercadológico de uma marca poderá ajudar você na hora de argumentar em uma negociação. Jamais esqueça que um atleta que entende ou procura entender melhor sobre o negócio da empresa se destaca dos demais.

3 – Pare de discutir

Estamos vivendo um momento muito delicado no mundo inteiro, que envolve opiniões pessoas sobre governos.

Não caia na armadilha de gerar ou participar de polêmicas atrás de engajamentos em posts ou, simplesmente, para aparecer. Fãs não curtem “fanfarrões”, muito menos as marcas que apoiam o esporte.

As redes sociais, que pouco tempo atrás eram fontes de lazer, estão se tonando tóxicas. As pessoas entram apenas para verificar materiais que as interessam no meio de milhões de posts.

Se você é mais uma personalidade tóxica que faz questão de opinar, doa a quem doer, certamente será bloqueado ou perderá seguidores ao longo do tempo. Não estou dizendo para se comportar como um robô da paz, mas para ser educado(a) e polido(a) em suas colocações. Opine, mas com educação e embasamento.

Seja um fonte de inspiração, é isso que seus fãs procuram em você!

4 – Estude cada vez mais

Não se limite a ouvir dicas de quem tem sucesso, pois a estratégia de marketing utilizada por um atleta de sucesso pode não ser a ideal para você. Estratégia tem a ver com sua personalidade, suas metas e sobre como deseja ser percebido pelos consumidores e marcas.

É como no treinamento, onde precisa ser respeitada a individualidade biológica. No marketing é a mesma coisa.

Estude marketing esportivo, marketing de conteúdo e branding. Somente assim terá capacidade de avaliar as estratégias dos demais atletas e perceber o que daria certo ou não no seu planejamento.

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