Professor Fábio Cantizano
Prof. Esp. Fábio Cantizano – UNICONFIT – CREF: 16603-G/RJ

O Treinão é um evento excelente para divulgação do esporte e seus envolvidos, pois atrai a atenção de curiosos, adeptos e daqueles que desejam investir na modalidade, mas que precisam realmente perceber as vantagens do investimento (potenciais patrocinadores).

Mesmo sendo um dia de oportunidades para quem deseja perpetuar a imagem como atleta ou treinador, não é o suficiente para consolidar uma carreira, mas uma sucessão de eventos como treinões, campeonatos, simpósios e outros é necessária para construir uma marca de sucesso, desde que cada etapa seja bem aproveitada. E sim, você é uma marca (atleta, treinador e afins).

Divulgue o evento com frequência.

Vejo muitos atletas divulgando treinões em suas redes sociais, mas não com a eficácia merecida. Divulgar a arte fornecida pela federação não é o suficiente. Parece apenas uma obrigação, mesmo não sendo.

A frequência precisa ser priorizada, justamente por conta de mudanças em algoritmos das redes sociais que reduzem cada vez mais o alcance. Lembre-se, atleta, você precisa aparecer se for ao treinão, logo, quanto mais gente lá, melhor.

O processo de divulgação de um evento como este que une experiência prática e etapa educacional, como uma mesa redonda, necessita de atenção especial de todos os envolvidos. A ideia é ter fila de espera!

Você pode divulgar dividindo a ação em etapas, tais como:

Divulgação da arte gráfica em um post de instagram no horário em que sua rede está mais movimentada, além dos stories com uma chamada para ação;

Grave um vídeo para convidar outros atletas, mostrando a importância da união entre os envolvidos para a ascensão do esporte. Esse vídeo pode ser postado tanto em seu feed quanto em seus stories, deixando-o disponível em seus destaques, já que esta forma de divulgação fica apenas 24h no ar;

Grave outro vídeo para convidar seus seguidores que praticam musculação de forma recreacional. Por mais que pareça uma ação simples, pode realmente tocar na alma daquele que te segue e que precisa de uma carga motivacional extra para continuar treinando com disciplina;

Peça uma arte compartilhável para o organizador, daquelas que você consegue incluir sua foto com os dizeres “EU VOU”, além de uma hashtag específica do evento. Poste em seu feed e em seus stories, mas não esqueça de pedir para que seus seguidores repostem também. Aqueles que comparecerão poderão postar como você, além de repostarem a sua imagem.

Liste ao menos 3 motivos para seus seguidores comparecerem ao evento. Sugiro a leitura de um artigo escrito por mim que traz excelentes motivos para um praticante admirador do esporte comparecer ao treinão. Grave um vídeo falando sobre esses motivos e poste (feed e storie).

Artigo que ajuda a convencer seus seguidores: 3 Motivos para participar de um Treinão de Fisiculturismo

Sugestão para convencer potenciais participantes:

  • Possibilidade de conhecer e de treinar com atletas de renome;
  • Participar da mesa redonda com profissionais em destaque;
  • Conhecer os bastidores do esporte.

Na lista acima há uma infinidade de possibilidades para criação de conteúdos sobre as vantagens de participar de um evento como esse.

Agora, imagine cada atleta ou profissional envolvido criando conteúdos com base nesses 3 itens, cada um dentro da sua especialidade, divulgando-os semanalmente em seus perfis, além de todos os envolvidos postando seus conteúdos e repostando os dos demais. Viraria uma excelente bola de neve, constante e com alto poder de impacto.

Crie uma comunidade no Whatsapp

As comunidades no Whatsapp estão cada vez mais populares, juntando grupos específicos e formando um canal que atinge milhares de pessoas. No fisiculturismo é ainda mais fácil, pois é como uma verdadeira Tribo.

Convide seus seguidores pelo link de um grupo que esteja na comunidade e insira informações específicas do evento, além das suas expectativas (periodicamente) para gerar em seus seguidores a vontade de comparecer.

A comunidade no Whatsapp pode ser composta por atletas, treinadores, profissionais de diversas áreas do esporte e seus seguidores. Todos terão a oportunidade de saber o que realmente vai rolar no evento. Sendo assim, peça para que atletas renomados divulguem a Comunidade também.

Estas são apenas sugestões para evidenciar o esporte através do evento TREINÃO. Todos os envolvidos podem seguir essa sequência usando a hashtag específica do evento e interagindo com seus fãs.

Vale pensar

Imagine quantas pessoas poderiam ser atingidas se boa parte dos envolvidos seguissem essas sugestões, executando-as ao menos uma vez a mais na semana do evento. É uma grande oportunidade para atingir potenciais patrocinadores, marcando-os também em cada post.

Todo este conjunto de ações pode ser estruturado antecipadamente em um plano para tentar conseguir patrocínio para o treinão. As ações online podem trazer mais retorno do que o evento presencial em si.

Já parou para pensar nisso? As marcas poderiam participar com diversas ações, mas este é um assunto para outro artigo.

Vale ressaltar que nem todos os seguidores irão para o evento. Se fossem, certamente não haveria espaço. A lotação de um treinão depende da estrutura da academia que sediará o evento.

No evento (Treinão)

Ao chegar no evento, poste uma foto no local (inserindo a localização via (GPS) com a descrição “CHEGUEI E ESTOU ESPERANDO POR VOCÊ”, marcando alguns potenciais patrocinadores também.

Além de anunciar sua chegada, faça pequenas Lives ou posts a cada 10 ou 15 minutos mostrando como está o evento, elogiando os participantes e lamentando a falta de alguns seguidores. Peça para os demais participantes fazerem o mesmo.

Imagine 40 participantes fazendo isso. Supondo, apenas supondo, que cada um tenha aproximadamente 1500 seguidores, o que não é nada demais para um atleta, profissional da área ou dirigente, seriam 40 pessoas postando para aproximadamente 60 mil pessoas que têm alguma ligação com o esporte.

Por mais que os algoritmos das redes sociais limitem a visibilidade dos posts para uma pequena parcela de seguidores, sabemos que boa parte dos envolvidos com esse esporte tem muito mais de 1500 seguidores. Sendo assim, independente de quantidades, seria um grande alcance.

Já escrevi o suficiente para você e seus amigos fazerem bastante barulho antes, durante e depois de um evento Treinão. Agora é com você.

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